From Paris down to Turkey: Liverpool 3–1 Borussia Monchengladbach

Luiz Felipe Gomes Santos
3 min readMay 24, 2019

A série a seguir conta a história dos cinco triunfos do Liverpool na Champions League, um por um.

No dia 25 de Maio de 1977, Liverpool e Borussia Monchengladbach se encontraram no Stadio Olimpico, em Roma, continuando uma rivalidade que, em 1973, teve seu primeiro capítulo com o clube inglês triunfando sobre os alemães na final da Copa da UEFA em 1973.

Naquela ocasião, uma final em 2 jogos viu o Liverpool fazer 3–0 no Anfield na primeira perna e quase deixar escapar no jogo de volta, quando Jupp Heynckes marcou um doblete e por muito pouco não colocou a equipe alemã de volta no jogo, que terminou em 2–0.

Após essa partida, Shankly disse que agora o Liverpool ia atrás da “grandona”. Shankly, no entanto, não teve sucesso nessa missão e foi sob o comando de Bob Paisley, seu sucessor e discípulo, que o Liverpool chegou a sua primeira final de Champions League — European Cup, na época.

Os 24 mil torcedores que fizeram a viagem até a Itália estiveram em voz alta o tempo todo e foram recompensados com uma performance de gala do Liverpool. Kevin Keegan, em sua última aparição antes de partir para o Hamburgo, foi mágico. Imparável com a bola nos pés, o primeiro superstar de Merseyside foi a grande arma criativa do Liverpool na partida.

Aos 24 minutos, Steve Heighway fez bela jogada pelo meio e achou Terry McDermott livre dentro da área para abrir o placar. O gol veio como um alívio, uma vez que o Borussia já havia acertado a trave de Ray Clemence. O resto do primeiro tempo foi bem morno, com o Liverpool dominando as ações mas sem conseguir imprimir uma pressão consistente na equipe alemã. Mas logo aos 6 minutos do segundo tempo, o Monchengladbach empatou com um gol de Allan Simonsen, uma pancada de canhota no ângulo e, daí em diante, o jogo ficou franco. O gol era a confiança que a equipe do Borussia precisava.

Os alemães chegaram algumas vezes mas sem forçar Ray Clemence a nenhuma defesa. O Liverpool chegava com arremates de longe, com algum perigo, mas nada concreto, até que aos 19 minutos do segundo tempo, Steve Heighway cobrou escanteio na cabeça de Tommy Smith que colocou a bola enfaticamente no fundo das redes, fazendo seu 600º jogo com a camisa do Liverpool ainda mais especial. Foi o primeiro gol de Tommy na temporada — e que momento pra marcar!

A partir daí, o Liverpool esteve em controle o tempo todo e o adversário já dava-se por vencido. Jimmy Case quase ampliou o placar numa cobrança de falta mas o goleiro fez boa defesa. Keegan e McDermott continuavam a infernizar a defesa alemã. Steve Heighway também forçou mais uma boa defesa de Wolfgang Kneib.

Kevin Keegan era intocável em campo e personificava a performance do Liverpool naquela noite. Toda vez que ele pegava na bola, a defesa adversária tremia. O único jeito de pará-lo era com falta. E quando o camisa 7 pegou a bola e arrancou pelo meio do sistema defensivo do Monchengladbach, Berti Vogts não teve outra alternativa além de derrubá-lo dentro da área. Penalidade máxima para o Liverpool. Phil Neal foi pra bola e deslocou o goleiro. Bola de um lado, goleiro do outro. 3 à 1 e o Liverpool definitivamente seria campeão europeu em Roma.

O segundo capítulo da rivalidade entre dois gigantes nos anos 70 foi favorável ao Liverpool, que pela primeira vez conquistava a orelhuda. Bob Paisley conseguiu o que faltou ao seu mentor: o Liverpool estava no topo da Europa e iniciava-se ali uma grande história de amor entre o lado vermelho de Merseyside e a competição de clubes mais importante do mundo.

Liverpool 3–1 Borussia Monchengladbach:

Liverpool: Ray Clemence, Phil Neal, Joey Jones, Tommy Smith, Ray Kennedy, Emlyn Hughes, Kevin Keegan, Jimmy Case, Steve Heighway, Ian Callaghan, Terry McDermott.

Borussia Monchengladbach: Wolfgang Kneib, Berti Vogts, Hans-Jürgen Wittkamp, Frank Schäffer, Hans Klinkhammer, Rainer Bonhof, Horst Wohlers, Uli Stielike, Herbert Wimmer, Allan Simonsen, Jupp Heynckes.

Gols: Terry McDermott 27', Tommy Smith 64', Phil Neal (pen) 82'; Allan Simonsen 51'.

--

--